• Mastologista e Ginecologista  em Sete Lagoas

dRA. mARGARETH

metadados vírus zica

Porque o nome Zica ?

O vírus da zica (em inglês, Zica vírus) é um vírus da família Flaviviridae, do gênero Flavivirus. Em humanos, transmitido através da picada do mosquito Aedes aegypti, causa a doença também conhecida como zica que, embora raramente acarrete complicações para seu portador, apresenta indícios de poder causar microcefalia congênita (quando adquirido por gestante, afetando o feto em alguns casos).

O nome Zica tem sua origem na floresta de Zica, perto de Entebbe, na República de Uganda, onde o vírus foi isolado pela primeira vez em 1947. É relacionado aos vírus da dengue, da febre amarela e encefalite do Nilo, os quais igualmente fazem parte da família Flaviviridae.

Atualmente, a América Latina vem enfrentando um surto de vírus da zica. Suspeita-se que a entrada do vírus no Brasil tenha se dado durante a Copa do Mundo de 2014, quando o país recebeu turistas de várias partes do mundo, inclusive de áreas tropicais atingidas de forma mais intensa pelo vírus, como a África — onde surgiu — e a Polinésia Francesa, na Oceania.

No primeiro semestre de 2015, já havia casos confirmados em estados de todas as regiões do país. Com sintomas mais brandos que os da dengue e os da febre chikungunya (doenças também transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti),

a zica chegou a ser inicialmente ignorada pelas autoridades de saúde; porém há evidências de que a infecção pelo vírus da zica está associada a casos mais graves, como microcefalia congênita e síndrome de Guillain-Barré que, embora continuem sendo condições raras, aumentaram de maneira incomum no país no ano de 2015.

Outras doenças podem provocar problemas na formação do feto, sobretudo se adquiridas pela gestante nos três primeiros meses de gestação
. Rubéola, toxoplasmose, sífilis e infecções causadas pelo citomegalovírus são as principais causas da microcefalia.

Existem também outras causas, como o uso de drogas, consumo excessivo de álcool e exposição a produtos químicos. A microcefalia pode ocorrer como consequência de todas elas. Existem ainda poucos casos comprovados cientificamente da relação entre o Zica e a microcefalia. Por enquanto, há muitos casos inferidos (com sintomas similares aos do Zica, mas sem comprovação por teste de material genético).

Embora a dengue e a chikungunya sejam também febres causadas por um arbovírus como a Zica, nunca se estabeleceu (de acordo com a OMS) nenhuma relação entre a infecção por essas doenças e o nascimento de
bebês com microcefalia congênita.