Quais os sintomas?

Os sintomas do Zica vírus incluem febre, dor nas articulações e músculos, além de conjuntivite e manchas vermelhas na pele. A doença é transmitida pelo mesmo mosquito da dengue, e os sintomas normalmente surgem dez dias após a picada.
Os sintomas do Zica vírus são semelhantes aos da Dengue, porém, o Zica vírus é mais fraco e por isso, os sintomas são mais leves e desaparecem entre quatro a sete dias, porém é importante ir ao médico para confirmar se realmente está com Zica.
Inicialmente, os sintomas podem ser confundidos com uma simples gripe, provocando:

• Febre, entre 37,8°C e 38,5°C;

• Dor nas articulações, principalmente das mãos e pés;

• Dor nos músculos do corpo;

• Dor de cabeça, que se localiza principalmente atrás dos olhos;

• Conjuntivite, que é uma inflamação do olho e que provoca cor avermelhada dos olhos, sensação de picada que leva a lacrimejar, inchaço das pálpebras e secreção amarela;

• Hipersensibilidade nos olhos, e maior sensibilidade à luz do dia;

• Manchas vermelhas na pele, que inciam na face e que se podem espalhar pelo corpo e, que podem ser confundidas com sarampo;

• Cansaço físico e mental;

• Dor na barriga.

Além destes sintomas, também pode-se observar, com menos frequência, problemas digestivos, como dor no abdômen, náuseas, vômitos, diarréia ou prisão de ventre, aftas e coceira pelo corpo.